É impossível ser feliz sozinho

22 de maio de 2011

Toc toc

Quando a saudade visita o peito, não é preciso que o lembrado esteja distante da possibilidade de estar perto. É necessário apenas que não esteja diante dos olhos no momento em que é saudado.

O corpo e os carinhos são constantes, a voz é ouvida diariamente, mas quando a falta atenta um coração, não é preciso ter havido ausência. Os dias parecem intermináveis, as minhas declarações são sofridas, são como cartas sem respostas. Se eu silenciar, talvez ouça alguma voz. Se eu deixar de implorar, talvez sinta o grito dos abraços que nesse instante se fazem saudade.

Sinto as lágrimas soluçantes que um coração traz, (eu sei) mas os olhos escondem. Em cada rosto há a sombra de um passado imutável. Lamento pelas partes de uma história em que eu não faço parte, pois gostaria de ter sido presente em toda a vida de um ser que nesse instante se faz saudade.

Estou diante da loucura, no centro de uma mão que talvez não me segure. E quando a saudade visita o peito, nada disso importa, eu só quero um ser. Ele e o seu silêncio....

4 comentários:

  1. Adorei esse texto,bem sincero.
    A saudade é uma coisa maluca dentro do nosso peito.

    ResponderExcluir
  2. Por que você tira as palavras bonitas da minha cabeça?
    rsrs



    muito lindo.
    sou tua fã.

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Acredito que a saudade,
    é uma vida que vive em nós,
    independente
    da nossa vontade...

    Que as estrelas
    sempre brilhem em teu olhar.

    ResponderExcluir
  4. Íris, em A descoberta do mundo, Clarice Lispector afirma que “Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.” O desespero de tornar-se o outro, de tê-lo em si, não apenas ao seu redor, faz-me lembrar Camões:
    Transforma-se o amador na cousa amada,
    Por virtude do muito imaginar;
    Não tenho logo mais que desejar,
    Pois em mim tenho a parte desejada.

    Se nela está minha alma transformada,
    Que mais deseja o corpo de alcançar?
    Em si somente pode descansar,
    Pois consigo tal alma está liada.

    Ser o outro, fazer parte daquilo que desejamos, nos sentirmos um. Clichês amorosos. Clichês da saudade que é boa e ruim! A velha história da ausência do que deixou boas lembranças. Mas quem nunca sonhou com uma vida de clichês?! Amar, ser amado, ser compreendido, ver o pôr-do-sol e o ARCO-ÍRIS, compartilhar segredos...

    ResponderExcluir